terça-feira, 15 de novembro de 2011

Hitler mais odiado e menos Führer




Histórias reais que envolvam guerras ou crises, principalmente a da bolsa na década de 30, sempre me despertaram curiosidade. O motivo nem eu sei ao certo. O fato é que eu gosto.

O último livro que eu li é sobre a Operação Valquíria, um dos 15 atentados realizados por integrantes do exército alemão para tentar matar Hitler. Como diz o Erick Cirelli, o final você já sabe e fica meio desmotivado. Eu concordo perde um pouquinho da graça, mas é legal saber detalhes das tentativas de ataques ao Führer.  

Por exemplo, eu não sabia que o quepe do Hitler era blindado, então eles não podiam simplesmente atirar na cabeça dele. Os atentados exigiam muito mais, tinham de ser em momentos específicos e apenas pessoas muito próximas poderiam aproveitar essas brechas na segurança.

A história narrada por Philipp Von Boeselager mostra um pouquinho do outro lado da história – olha aí o jornalismo feelings falando. Sempre me perguntei se ninguém da Alemanha achava todas aquelas mortas desumanas por mais que o Hitler fosse bom de lábia. O livro só mostra que existiam pessoas que descordavam do modo de governar e eles ganharam voz com a obra.

Por mais que você saiba o final vale a pena ler o livro e aprender um pouco mais, agora com outro olhar, do fato tão explorado que é a Segunda Guerra Mundial. 









Número de páginas: 192
Autor: Philipp Von Boeselager
R$: 26,90 (aqui na Americanas)


Um comentário:

Cirelli disse...

Achei o livro muito cansativo, capitulos longos e chatos sem falar que o clima de suspense nao funciona muito porque todo mundo sabe que o atentado falha. Recomendo o filme, que tem uma trilha sonora forte, produçao caprichada e atuaçoes acima da media